Após a vitória do Brasil contra o Equador, com uma variação tática bem interessante, imaginava-se que o time poderia jogar no 4-2-3-1, no jogo contra a Colômbia, com Coutinho no meio na linha de 3 com Neymar e Willian. Entretanto, a mudança será outra, na verdade mudança's', assim mesmo, no plural. Tite treinou a seleção com o mesmo esquema de sempre no 4-1-4-1, mas com algumas mudanças de peças. Alem de Thiago Silva e Filipe Luis entrarem no lugar de Miranda (machucado) e Marcelo (suspenso), Tite colocou Fernandinho e Firmino nos lugares de Casemiro e Gabriel Jesus. Se é o mesmo esquema, o que muda na seleção com a entrada dos dois reservas?
Para que fique claro, Tite não está insatisfeito com Casemiro e nem com Gabriel Jesus, ambos vem jogando muito na seleção e são os dois melhores em suas respectivas posições. Não deverão ter problemas para continuarem titulares absolutos para a copa do mundo. O que eles podem oferecer de diferente para a seleção?
Fernandinho e um jogador que vem sendo contestado desde a fatídica final da copa de 2014, onde foi um dos piores jogadores do 7 a 1, entretanto é um jogador com prestigio internacional e no seu time.
 |
| Fernandinho anulou Messi em jogo das Eliminatórias |
Não é atoa que é titular com Guardiola no Manchester City. Quando entrou no lugar de Casemiro na seleção deu conta do recado, num jogo difícil contra a Argentina, onde o Brasil ganhou de 3 a 0 e o mesmo conseguiu anular Messi de todas as formas, reduziu muito o espaço do argentino que não conseguiu criar nada. Pra mim fica claro que sua patife participação na copa de 2014 se deu a uma seleção desorganizada, mal treinada onde ninguém jogou bem, não ao seu bom nível como volante, que aliás, tem características parecidas com as de Casemiro, marca muito, dá equilíbrio e sustentação ao time e chuta bem de fora da área, mas não é craque como o camisa 5 do Brasil. No fim, não compromete e não deverá ter problemas desempenhando a função de Casemiro. Até acho que ele já esta garantido na Copa.
 |
| Atacante inteligente em abrir espaços |
Ja Firmino tem características diferentes de Gabriel Jesus. Ele é mais "centro avante" que o menino Jesus na movimentação. Faz o pivô muito bem, sabe triangular e tem certa medida de habilidade, porém não e tão goleador e habilidoso como o camisa 9. O que ele tem de diferente? Como Tite diz "ele dá jogo". O que isso quer dizer? que por muitos jogos eles não vai fazer gols ou ser decisivo, mas consegue fazer com que outros jogadores vindo de trás joguem, como Neymar, Coutinho, Willian e Paulinho. Ele consegue abrir espaços na defesa adversaria com sua movimentação e é excelente em tabelas e triangulações. Quando tem raras oportunidades, guarda no gol. Muito eficiente em finalizações. Isso e suficiente para roubar a posição de Jesus? Não. Mas ele vai dar uma opção de jogo diferente ao estilo vertical do camisa 9. Isso é importante, afinal pode ter jogos na copa em que tais características poderão ser decisivas em aflorar o brilho de Neymar, Coutinho, Willian, ou ate de Paulinho. Podemos esperar nesse jogo contra a Colômbia uma partida discreta de Firmino no quesito chances de gols, mas veremos alguém vindo de trás brilhando graças ao futebol inteligente do camisa 21.
Gostou da matéria? Deixe sua opinião nos comentários.