Com a classificação para a copa e o primeiro lugar das eliminatórias confirmado, o Brasil de Tite deverá usar os 3 jogos restantes e os amistosos para encontrar alternativas táticas ao esquema 4-1-4-1 que lhe garantiu 9 vitorias em 9 jogos pela competição continental. Esquema vencedor e moderno, que além de tudo isso é bem versátil, com jogadores versáteis. No esquema atual, Renato Augusto é o principal jogador que garante o equilíbrio ao time, ora dando cobertura a Paulinho, ora dando cobertura a Marcelo ou Daniel Alves, dependendo da movimentação de Paulinho. Renato é o jogador mais inteligente do Brasil e consegue preencher os espaços deixados pelos companheiros com maestria. Mesmo não aparecendo muito para o jogo, é a peça chave para o funcionamento do esquema.
 |
| Renato Augusto: Peça chave desse esquema |
Entretanto este esquema tem um problema: Pode ficar batido. Os adversários estão estudando o Brasil e tentando alternativas para parar a seleção. O primeiro tempo do jogo contra o Equador mostra isso, onde o Brasil foi bem marcado, mesmo que pouco desse mérito seja de uma leve acomodação diante de uma classificação garantida. É nesse ponto, em que os adversários passam conhecer o Brasil, que e necessário que haja mudanças táticas importantes de acordo com o jogo, quando o esquema principal não estiver dando certo. Tite sabe disso e tem estudado variações táticas, uma delas vimos ontem no segundo tempo com a entrada de Coutinho no lugar do inteligente Renato Augusto. Com essa mudança o Brasil sai do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1, com Paulinho ficando ao lado de Casemiro e uma linha de 3, com Willian, Coutinho e Neymar.
 |
| Aproveitar o que há de melhor em Willian, Coutinho e Neymar |
Neste esquema, Coutinho e Neymar brilham, principalmente por que jogam mais perto um do outro, atraindo toda a marcação adversária, aumentando as chances de inversões limpas para Willian do lado direito, ou triangulações eficientes com Gabriel Jesus e as vezes Marcelo. Neste esquema perde-se o que há de melhor em Paulinho que é a infiltração e a liberdade que Renato Augusto lhe dá, mas ganhamos o que há de melhor em Coutinho, Neymar e Willian, que é a criatividade, triangulações e inversões. Coutinho flutua por todo o meio campo e muitas vezes recua para armar de trás. Nas raras vezes em que Paulinho sobe, o camisa 11 fica lhe dando cobertura. Acho que Tite achou a posição ideal para o pequeno príncipe. Por o time ficar mais previsível no 4-1-4-1, com Neymar e Coutinho longe um do outro, acho que há um tendencia natural do 4-2-3-1 virar o esquema principal da seleção nos próximos jogos, afinal como disse Tite: "O campo fala".
Esta não é a unica variação possível. Há a possibilidade de Tite testar o 3-5-2 na seleção, dando mais liberdade ao que há de melhor nos dois laterais: a ofensividade. Por isso que Tite convocou nos amistosos anteriores David Luiz e nessa rodada Rodrigo Caio, que são opções para jogar de 3º zagueiro. Nessa briga prefiro David Luiz do campeão inglês Chelsea, que vem desempenhando essa função no seu clube com muita eficiência. Nesse posicionamento David e monstro. No meio, com esse esquema, Paulinho sairia e entraria Renato Augusto para dar o equilíbrio ao meio de campo, dando liberdade aos laterais e ao trio da frente, ora ajudando Coutinho a armar as jogadas, visto que não ha necessidade de tantos jogadores recuados com a bola no pé.
 |
| David Luiz é o zagueiro ideal para exercer a função de 3º zagueiro |
A ultima variação é a mais maluca, que acho pouco provável que aconteça. Entretanto, se entrosasse e todos tivessem um comportamento tático sem a bola poderia dar muuuito certo e o time seria arrasador. Seria um 4-1-4-1 muito ofensivo e envolvente com intensa liberdade de movimentação para a segunda linha de 4.
 |
| Vale a pena sonhar |
Neste esquema não haveria Paulinho nem Renato Augusto. Haveria Douglas Costa, aliado na segunda linha de 4 com Willian, Coutinho e Neymar e com Gabriel Jesus na frente. Muito louco, não? Mas se pararmos para pensar que Willian e Douglas Costa tem em seu perfil tático voltar para acompanhar lateral, o esquema não seria tão absurdo assim e a mágica do time com a bola nos pés iria acontecer. Entretanto os laterais ficariam mais fixos, alternando o apoio ofensivo, e Casemiro iria se desdobrar no meio para marcar, algo que ele e capaz. Quem sabe em uma situação de jogo, esse esquema possa ser utilizado.
Nestes esquemas deixo claro minha preferencia por Thiago a Silva a Miranda, para entender "o por que" recomendo que
leia um artigo que escrevi sobre o assunto. Com todas essas possibilidades que considerei irei fazer minha relação de quem devera estar na copa, uma aposta muito arriscada de acertar.
Goleiros:
01 Álisson
16 Cássio
23 Ederson
Zagueiros:
14 Thiago Silva
13 Marquinhos
03 Miranda
04 David Luiz (Versátil para o 3-5-2)
Laterais:
02 Daniel Alves
22 Danilo (Aposta pessoal. Acredito que ira desbancar Fagner nas mãos de Guardiola)
12 Marcelo
06 Filipe Luis (Mesmo preferindo Alex Sando)
Volantes:
05 Casemiro
17 Fernandinho
15 Paulinho
18 Fabinho (Esse vai ter a oportunidade e irá agarrar)
Meias:
08 Renato Augusto
11 Coutinho
19 Willian
20 Lucas Moura (Aposta pessoal, mesmo achando que Tite levará Taison)
Atacantes:
10 Neymar
07 Douglas Costa
09 Gabriel Jesus
21 Roberto Firmino
E ai torcedor brasileiro, qual sua opinião? Não deixe de comentar.