O clássico deste domingo entre Corinthians e Santos, era um dos mais aguardados desse ano pelo campeonato paulista devido ao grande futebol demonstrado por ambos no estadual. A favor do Corinthians, estava a moral de ser a sensação da Libertadores neste ano e ser reconhecidamente pela mídia em geral o melhor time desse início de ano, com um futebol intenso e de transição rápida de defesa-ataque. A favor do Santos, o futebol moleque jogado pelos 'meninos da vila', comandados pelos 'vovôs' Renato, Ricardo Oliveira e Robinho, este último com um ótimo retrospecto nos clássicos contra o Corinthians. Mesmo tendo vacilado nas duas últimas rodadas, o Santos veio disposto a surpreender, entretanto não foi o que se viu no primeiro tempo, onde o Corinthians dominou quase todo o tempo e só não matou o jogo devido a má pontaria de Guerrero e a tarde inspirada do goleiro Vladimir em lance espetacular.
Flagrante da movimentação intensa do Corinthians no 1º tempo em lance que quase resultou em gol na finalização de Guerrero. Note que nesse contra-ataque os jogadores corintianos não estão em suas posições originais devido a intensa movimentação e compreensão tática, e mesmo havendo 7 jogadores do Santos no campo de defesa contra apenas 5 do Corinthians, o Timão consegue criar a jogada.
Ironia do jogo (ou não), o gol corintiano de Felipe saiu por cima em jogada aérea de bola parada. O zagueiro está se transformando em uma importante arma ofensiva do Corinthians em jogadas de bola parada, onde pode ser muito importante em jogos complicados, principalmente na Libertadores.
Em resumo o Santos quase paga caro por ter sido muito conservador ofensivamente e por não acertar a marcação na movimentação corintiana.
No segundo tempo o Santos se acertou. A entrada de Geuvânio no lugar de Elano deu a ofensividade que faltava ao Santos. Robinho começou a aparecer do lado esquerdo junto com Lucas Lima e Chiquinho, e foi por ali que o Santos achou o caminho do gol em triangulação dos 3, até o momento do cruzamento perfeito de Chiquinho para o artilheiro Ricardo Oliveira, gol que contou com a falha de Uendel na falta de aproximação de marcação dentro da área. Com o cansaço iminente do Corinthians, o time não apresentou sinais de reação durante o 2º tempo. O resultado não foi ruim para nenhum dos dois. O Corinthians segue invicto no ano e garante a melhor colocação no Campeonato Paulista. Já o Santos ganha a moral de não ter perdido para o 'imbatível' Corinthians em Itaquera e deve garantir o segundo lugar geral na próxima rodada.
A lição que fica é que o Corinthians não é imbatível e que futebol bem jogado nem sempre se aplica no placar final. Ao santos fica a esperança de voos mais altos nesse ano, tendo em vista que o time tem muito potencial de crescimento.
Enfim, vimos um bom jogo de futebol, que provavelmente foi uma prévia da final dos dois times que até o momento mais merecem faturar o título estadual. A questão é: Será que esse futebol bem jogado os garantirá lá na final?
Opinem nos comentários.
Gostou da matéria? Então
siga nosso blog, isso nos ajudará a continuar escrevendo diariamente para todos vocês!