A Copa América já está marcada para começar no dia 11 de Junho e promete ser a mais equilibrada dos últimos tempos: Brasil, Argentina, Uruguai, México, Colômbia e a anfitriã Chile são as favoritas para chegar a final, que ainda conta com seleções que podem surpreender como Equador, Paraguai e Peru. Tendo isso em mente, preparamos uma seção especial para você ficar antenado em todas as 12 equipes que participarão desse torneio continental, com publicações todas as terças-feiras, intitulado "O Caminho da América". E nada melhor do que darmos as boas vindas a essa seção com a seleção anfitriã da Copa América: O Chile.
A principal virtude da seleção chilena é a forte marcação e compactação da sua defesa, o que a torna a seleção 'mais enjoada' para se jogar contra. O time joga com uma linha de 03 zagueiros, geralmente composta por Medel, Jara e Silva, sem contar com os dois alas, Isla e Mena, que fecham muito bem pelas laterais. O time ainda conta no meio-campo com 03 bons marcadores, Aranguiz, Díaz e Vidal, este último, mesmo sendo volante, tendo mais liberdade para criar jogadas.
Com essa forte marcação, os chilenos usam bem a velocidade de seus dois atacantes, Vargas e Sánchez, que se aproveitam bem da distribuição de jogadas de Aránguiz e Vidal para serem quase fatais nos contra-ataques, sempre aproveitando as brechas defensivas do adversário.
A qualidade individual também é uma forte arma da seleção chilena. Vidal é aquele volante moderno, com forte marcação, mas que contém uma visão de jogo e passe quase impecáveis. Já Sánchez é o jogador do desequilíbrio. Alia velocidade com a sua extrema habilidade e capacidade de finalização.
Boa parte das credenciais para o Chile chegar forte na Copa América, se deve ao seu técnico, Jorge Sampaoli, que com sua capacidade elevada de treinamento, tem o elenco em suas mãos e consegue passar aos jogadores aquilo que ele está pedindo. Os jogadores assimilam a ideia do seu treinador.
Enfim, mesmo tendo a força extra de jogar em casa, não apostaria no Chile para ser a campeã, afinal o material humano do Brasil e Argentina são melhores, mas também não irei me surpreender se a equipe chegar à final. Agora nos resta esperar, para vermos onde essa seleção do Chile pode chegar.
Gostou da matéria? Então
siga nosso blog, isso nos ajudará a continuar escrevendo diariamente para todos vocês!