Após a conquista da 5º copa do Brasil do Cruzeiro, se tornando o maior ganhador da competição ao lado do Grêmio, surge a discussão de qual o maior time do Brasil de todos os tempos. Seria um dos dois reis da Copa do Brasil? Palmeiras maior campeão brasileiro no geral? São Paulo detentor de maior número de títulos internacionais? Internacional campeão de tudo? Corinthians bi campeão mundial FIFA? Flamengo com a maior torcida do Brasil?
Na verdade o que voga é o conjunto da obra, afinal estamos tentando achar o melhor time de todos os tempos. Por isso resolvi fazer um esquema que pode ajudar-nos a chegar a uma conclusão lógica, levando em conta um sistema de pontuação correspondente às conquistas de acordo com a importância dos maiores 16 times do Brasil. Os times também perdem pontos ao serem rebaixados ou permanecerem nas divisões inferiores.
São eles: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Coritiba, Bahia e Sport.
Veja abaixo a pontuação correspondente a cada competição:
 |
| Exclui-se os campeonatos estaduais, pois o nível de competição em cada estado é diferente. |
Veja agora a tabela com a distribuição total dos pontos em cada competição para cada um dos 16 times:
Exemplo: Flamengo 5 campeonatos brasileiros [5(qnt.) x 4(pont)= 20)]
De acordo com essa distribuição de pontos, fica assim o Ranking dos melhores times brasileiros de todos os tempos:
Sim amigos, o Santos é o maior time brasileiro de todos o tempos.
Note que o Santos não é absoluto em nenhuma competição, até na Libertadores que tem 3 títulos, tem a companhia do São Paulo. Mas veja que ele sempre está entre os maiores ganhadores das competições mais importantes: Mundial (2), Libertadores (3), Campeonato Brasileiro (8). A regularidade é impressionante.
O São Paulo poderia ser o maior se tivesse ganhado apenas uma Copa do Brasil, algo que todos os outros times do G6 do ranking tem. Olha agora fazendo falta.
Claro que o sistema de pontuação poderia ser diferente, mas dificilmente em algum outro sistema o Santos não estaria em primeiro.
O que achou? Concorda ou discorda do sistema? Não deixe de opinar.