Se tem uma posição que continua contestada na seleção com Tite é a de goleiro. Álisson, atual titular, não convence. Não pelas suas exibições na seleção, afinal até agora não comprometeu e não foi muito exigido, mas por ser reserva no seu clube, a Roma. Com certeza não se pode ter um goleiro confiável, se ele não tem ritmo de jogo, ainda mais ser tão absoluto numa seleção brasileira. As grandes exibições da seleção ocultaram o fato de que ele não comprometeu por que não foi exigido. Nenhuma seleção demonstrou poderio ofensivo, até agora, contra a seleção de Tite enquanto Álisson era o goleiro. Fica difícil medir a qualidade de um goleiro assim.
Álisson tem sua qualidades. É muito bom goleiro, muito técnico, é jovem e tem futuro muito promissor. Com certeza Tite e Taffarel valorizam isso, mas ele ainda tá longe de ser considerado um goleiro confiável para ser titular da seleção. Até concordo que ele deve estar no grupo que vai a copa do mundo como prêmio por ter feito boas partidas pela seleção. Mas não dá pra confiar quando o Brasil passar sufoco contra grandes seleções.
Quais as alternativas então? No Brasil há grandes goleiros atuando e em grande fase, casos de Prass, Victor, Fábio, Vanderlei, Weverton e Cássio, esse último é o melhor goleiro do ano no Brasil, em grande momento e sendo muito regular. Este merece uma chance na seleção, com uma ressalva: não como titular. Nenhum desses goleiros compromete, são grandes goleiros, mas, porém, entretanto, não os vejo brilhando, fazendo a diferença em situações adversas, como uma decisão de disputas de pênaltis. As seleções com grandes goleiros como De Gea, Neuer, Cortois, Lloris, Hart e o Brasil com Cássio, Fábio, Vanderlei... Não dá né?! Goleiro tem que impor respeito e esses que atuam no Brasil não impõem, mesmo sendo bons goleiros.
Quem surge como opção? sim, ele o maior defensor de pênaltis da história do campeonato espanhol e atual melhor pegador do mundo da atualidade. Não é de hoje que Diego Alves vem atuando bem na Europa. Grande goleiro, vive em grande fase, muito técnico, sabe jogar com os pés, pegador de pênaltis. este sim contempla de respeito por parte dos grandes atacantes do mundo. Até Cristiano e Messi tremem um pouco na base na hora de bater pênaltis neste excepcional goleiro, Diego já defendeu vários pênaltis deles. Técnica espetacular para defender pênaltis. Esse sim pode fazer a diferença numa final de Copa do Mundo. Precisa de sequência na seleção. Tem tudo para se transferir para um time maior nessa temporada. Abre o olho Taffarel!
Outra opção é Éderson, recém contratado por Guardiola para atuar no Manchester City. Novo e muito bom, jogador meteórico. Tem tudo para explodir de vez atuando na Inglaterra, até por que deverá ser titular do Cityzens. Não tenho dúvidas de que será um dos maiores goleiros do mundo e titular da seleção na copa de 2022. Por ora seria um ótimo 3º goleiro para disputar sua primeira copa e pegar experiência para o futuro. Entretanto ele é tão bom goleiro que não duvido que roube a cena e dispute posição para ser titular da seleção. O que é meio difícil por que precisa preservar o garoto e dar paciência para não queimá-lo.
Uma opção também é Neto, reserva de Buffon na Juventus que quando joga dá conta do recado. "Mas é reserva" você pode dizer, mas Álisson também é reserva e não tem incontáveis chances? e Olhe Que Neto tem mais respeito da torcida da Juventus, do que Álisson da torcida da Roma.
Curiosidade: A Roma quer contratar Diego Alves pra ser seu goleiro. Quem você acha que vai ser titular? Nem precisamos responder.
Mando abaixo minha relação dos 3 goleiros para a copa:
Titular: Diego Alves
Reserva: Álisson
3º goleiro: Éderson
Tite, abre o olho! Você pode perder uma copa por sua escolha de goleiro titular.
Concorda, não concorda? Deixe sua opinião nos comentários.