Qual flamenguista não ficou empolgado com as grandes contratações do time desde o início do ano? Nomes como Conca, Éverton Ribeiro e Geuvânio elevam a moral do torcedor e do time do Flamengo. Alia-se a isso nomes que já constavam no elenco, como Diego, Guerrero, Éderson e mais recentemente o garoto da base Vinicius Júnior. Com tantos nomes importantes, em condições normais o Flamengo é, em teoria, o melhor time do Brasil do meio pra frente. Mas, porém, entretanto... o time ainda não engrenou e os novos contratados ainda estão se adaptando. Com isso fica muito dificil o time brigar pelo título brasileiro. Já estamos no meio do ano e o Flamengo ainda não tá pronto. Essa é a diferença para Corinthians, Grêmio e Palmeiras por exemplo, que talvez não tenham tanta peças ofensivas de qualidade mas gozam de times basicamente prontos. Nessa o Flamengo que já não disputa mais a Libertadores, pode acabar ficando pra trás no Brasileirão, restando como opções de título no ano a Copa do Brasil e Sulamericana.
Tendo tudo isso em mente qual o time ideal do Flamengo, com tantos jogadores bons na teoria, mesmo estando ainda distante do título do campeonato brasileiro? Dá para jogar todos?
O time galático com Geuvânio, Diego, Conca, Éverton Ribeiro e Guerrero teria uma disposição tática no 4-1-4-1, precisando-se assim um maior comprometimento tático de Diego e conca alternadamente para fechar no meio com
Willian Arão. Dá para todos jogarem juntos se houver o comprometimento, mas no caso de Diego e Conca ambos não contemplam um preparo físico como nos tempos áureos, mas dá para alternar as posições com Geuvânio e Everton Ribeiro.
Como segunda opção um teria que ser sacrificado para dar lugar a um jogador que dê mais consistência defensiva. Na minha opinião, com base na teoria, Geuvânio seria sacado e daria lugar a Rômulo. Com isso Conca iria jogar no flanco esquerdo. Assim o time variaria do 4-1-4-1 para o 4-4-2 com Diego encostando em Guerrero, dependendo da situação e circunstância do jogo.
O dilema de Zé Ricardo será manter o grupo unido e comprometido com possíveis passagens no banco de reservas de alguns jogadores renomados.
As opções para entrar no decorrer do jogo são muitas. Vinicius Júnior continua sendo uma ótima opção podendo ser titular em alguns jogos e entrando no decorrer. Após o time ficar arrumado, poderá haver uma alternância de titularidade entre Diego, Conca, Geuvânio e Everton Ribeiro. Quem sai ganhando? Guerrero, que terá ótimos meias para lhe tornar artilheiro. Basta ver agora na prática.