O jogo Grêmio x Corinthians na tarde deste domingo atraiu a atenção de todos que acompanham o Brasileirão. O líder e vice-líder se degladiaram para ver quem conseguiria terminar na liderança após a 10ª rodada. O resultado de 1 a 0 para o Corinthians reflete como foi o jogo: Muita marcação, garra e a comprovação da eficiência do esquema de Carille. O meio campo do Corinthians conseguia marcar bem os principais jogadores do Grêmio que não conseguiram criar aquilo que estão acostumados. Os dois esquemas são praticamente espelhados, variando do 4-1-4-1 quando ambos estão marcando para o 4-2-3-1 quando estão com a posse de bola. O ponto chave dos dois times são Luan pelo lado tricolor e Rodriguinho pelo lado alvinegro que são os jogadores responsáveis pela variação do esquema, ora jogando mais a frente, ora recompondo na segunda linha de 4. Luan era o jogador mais acionado do Grêmio, responsável por abrir o jogo e encontrar os companheiros mais livres de marcação, entretanto na maior parte do tempo a forte marcação do Corinthians impediu a progressão do ataque gremista. Pelo lado corintiano, Rodriguinho não jogou bem. O time está cada vez menos dependente do camisa 26 em relação a como era no início do campeonato. A ida dele à seleção fez bem ao time que conseguiu encontrar variações eficientes ofensivas para não depender do craque. O que pesa contra o Corinthians é que ainda erra alguns passes bobos no ataque, principalmente quando tentam fazer as inversões de jogadas.
O que o Grêmio não esperava era o elemento surpresa Paulo Roberto, que partiu mais ao ataque, deixando Maycon (jogador inteligente que é) mais atrás. Como Luan não voltava tanto para acompanhar o camisa 28, foi do pé do volante corintiano que saiu as duas principais jogadas de ataque do Corinthians em arranque do jogador: Uma ele finalizou para boa defesa de Grohe e na outra deu assistência do gol de Jadson em belo corta-luz (será?) de Jô, que foi importante também na primeira finalização fazendo a proteção para Paulo Roberto passar.
Algo que tem ajudado o Corinthians quando está sofrendo pressão no campo de defesa é que quase sempre os lançamentos para a frente encontravam o pivô Jô que com muita eficácio consegue dominar ou passar a bola para um companheiro, essa segunda bola é quase sempre do Corinthians no campo ofensivo.
Claro que quando algo não dá certo os valores individuais se sobressaem. Com isso em mente um jogador merece destaque: Cássio. Fechou o gol nos poucos arremates que o Grêmio fez e coroou sua grande exibição com uma defesa de pênalti (mal) batido por Luan quase no final de jogo, mas que exigiu frieza do goleiro para se sobressair no momento que o Corinthians mais precisou. Assim ele garantiu os 3 pontos para o timão que está isolado na liderança do campeonato com 4 pontos na frente do Grêmio, 9 na frente do 3º, 10 na frente do 4º e 11 na frente do 6º. Ta difícil segurar o Timão.