O Palmeiras espera a decisão de Diego Souza para realizar a contratação. O Sport está fazendo jogo duro para liberá-lo, mas em breve deveremos ter o desfecho dessa mini-novela que tem tudo para se resolver logo diante da necessidade do Palmeiras de fechar a contratação.
Não acho que Diego Souza seja esse jogador todo, muito menos acho que seja jogador de seleção, mas se encaixaria perfeitamente em qualquer time do Brasil, inclusive no atual campeão brasileiro. Mesmo assim fico com um pé atrás por que na última experiência que teve fora de Recife, pelo Fluminense foi um fracasso. Ele tomou a decisão correta de voltar a jogar no Sport, clube no qual ele é feliz. Será que ele seria feliz no verdão?! Talvez sim, talvez não. Na sua última passagem por lá, ele jogou muito bem, sendo um dos principais jogadores do Palmeiras e fazendo uma ótima dupla no meio-campo com Cleiton Xavier. Mas saiu de lá pela porta dos fundos após se desentender com a torcida. Eu sinceramente não sei o que esperar de Diego Souza no Palmeiras.
Mas digamos que ele venha... como ele poderia se encaixar no time do Palmeiras?
Vejamos algumas opções:
Nesta primeira opção ele jogaria no comando de ataque como falso 9, posição no qual ele vem sendo utilizado na seleção brasileira. Nesse esquema Borja sairia do time. Com Diego Souza lá na frente, voltando um pouco como esse falso 9, ora Dudu, ora Róger Guedes, ora Guerra poderiam aparecer na área como elemento surpresa. Jogando dessa forma ele teria mais chances de continuar sendo convocado para a seleção.
Neste esquema, Guerra sairia do time (?) e Diego Souza jogaria como articulador. Nessa composição ele ficaria mais com a bola e organizaria o jogo mais atrás e teria uma liberdade moderada para chegar lá na frente visto que Dudu e Roger Guedes pelas pontas são muito ofensivos. Mas convenhamos, do jeito que Guerra está jogando ele não vai sair o time.
Então não há como Guerra, Borja e Diego Souza jogarem juntos. Caaaalma, dá sim. Mas o sacrificado seria Roger Guedes que vive grande fase, então acho meio difícil de acontecer.
Neste esquema, Tchê Tchê viria para a direita para fazer recomposição defensiva e chegar a frente. Mas por que não Roger Guedes na direita? Por que o time ficaria muito ofensivo e o meio campo fragilizado, só com Bruno Henrique ou Felipe Melo com características de marcação, sem contar que com Tchê Tchê, Guerra teria mais liberdade para chegar a frente e fazer um quarteto muito bom com Dudu, Diego Souza e Borja. Em algumas situações poderia recuar mais Guerra para jogar de segundo volante e Roger Guedes na direita no lugar de Tchê Tchê, mas não acho que Cuca faria isso sempre.
Pesa a favor de Diego toda sua versatilidade e experiência. Meios e qualidade para jogar no Palmeiras tem, basta agora esperar esse desfecho.
E pra você qual o melhor esquema? Opine nos comentários