A Seção 'O Caminho da América' trás para os leitores nesta terça tudo sobre a seleção sensação da última Copa do Mundo: A Colômbia.
A Colômbia é uma das seleções com o futebol mais envolvente e bonito do mundo, com posse de bola, profundidade e qualidade individual dos seus principais jogadores. A Seleção de James Rodrigues, Falcão Garcia e Cuadrado é uma das favoritas para ganhar a Copa América. O treinador
 |
| Falcão e James são as principais estrelas de um time surpreendente. |
José Pekerman tem o elenco na mão e um esquema tático definido. O time joga no 4-2-3-1, com James Rodrigues tendo mais liberdade ofensiva na linha de 3 meias para encostar no Centro-avante, que em condições físicas normais será Falcão Garcia. O ponto de equilíbrio desta seleção é o meia pela direita Juan Cuadrado, que faz o balanço defensivo e ofensivo do time. Jogador com características de habilidade acima da média que pode desequilibrar em jogos difíceis. O Meia quase atacante pelo lado esquerdo é Jackson Martínez, jogador com um poder de finalização muito grande e um ótimo apoio ofensivo.
Com essas características e posicionamento, os 3 meias formam uma linha 'torta', para aproveitar a versatilidade de Cuadrado, o poder criativo de James e a ofensividade de Jackson Martínez.
 |
Formação tática da Colômbia com destaque para a linha 'torta' dos 3 meias
|
Com esse posicionamento dá para aproveitar o que há de melhor do poder de decisão de Falcão Garcia, pois tem a aproximação de Jackson Martínez, as enfiadas de bola de James e a profundidade de Cuadrado. os laterais, principalmente Armero do lado esquerdo, também gostam muito de subir ao ataque e se tornam ótimas opções ofensivas de cruzamento. Entretanto, Armero toma muita bola nas costas. É nesse ponto que as seleções que vão enfrentar o time de Pekerman podem se aproveitar. Falta uma cobertura defensiva melhor por aquele lado.
Por ser uma seleção que gosta de propor o jogo, a tática de defesa da Colômbia se resume na seguinte frase: "O ataque é a melhor defesa". Se o time enfrentar uma seleção com mais qualidade (Brasil e Argentina), terá muitas dificuldades para segurar o ataque da mesma, mas mesmo assim tem um sistema defensivo interessante e entrosado e com a proteção dos volantes Sánchez e Guarín, este último que tem também qualidade para chegar a frente.
Com todas as características citadas acima, não será surpresa se a Colômbia chegar a final e conseguir ser campeã. Mas duas coisa são certas: O futebol bonito/envolvente da Colômbia e que vai dar muito trabalho nessa Copa América.
Gostou da matéria? Então siga nosso blog, isso nos ajudará a continuar escrevendo diariamente para todos vocês