Desde que começou a Libertadores deste ano, será a primeira vez que todos os times brasileiros (Cruzeiro, Internacional Atlético Mineiro, São Paulo e Corinthians) jogarão na mesma semana. A maratona brasileira começa hoje com o Cruzeiro entrando em campo na Argentina contra o Huracán às 19:00h; segue-se amanhã com o Atlético Mineiro indo enfrentar o Atlas no México e com o São Paulo indo ao Uruguai duelar com o Danúbio fora de casa, ambos os jogos às 22;00; e fechando a rodada Quinta-Feira com Universidad Do Chile versus Internacional e Corinthians versus San Lorenzo também às 22:00.
Seja para se manter vivo na Libertadores, se classificar, ou fazer o maior número possível de pontos para ter vantagem a partir das oitavas, todos os times brasileiros tem algo em comum: duelam jogos complicados. Para se ter ideia, o jogo teoricamente menos difícil é o Corinthians jogando em casa contra o atual campeão da Libertadores. ¬¬
Vejamos o Raio X completo do confronto:
Huracán x Cruzeiro
O Cruzeiro terá um jogo complicado hoje com o Huracán na Argentina. Já basta a dificuldade natural de se jogar contra o time argentino, o Huracán vem pressionado para conseguir a vitória para ainda ter chances de classificar. Basta o Cruzeiro empatar para garantir classificação à próxima fase. Mas o time Celeste vai atrás da Vitória para melhorar ainda mais sua pontuação, visando uma das melhores classificação geral. Entretanto as coisas podem complicar se o time perder o jogo e o Universitário Sucre vencer o Mineros em jogo no mesmo horário, podendo embolar tudo no grupo para a última rodada. A grande esperança de gols do Time Azul é o atacante Leandro Damião que tem feito muitos gols na temporada e que tem o auxílio do camisa 10 Arrascaeta, para fazer gols hoje.
Atlas x Atlético Mineiro
Atlas é o lanterna do grupo 1 da Libertadores, mas não se engane, o time já ganhou do Atlético esse ano em pleno estádio do Independência. O galo é o time que tem situação mais delicada na Libertadores e o único dos brasileiros que não está no Zona de classificação para a próxima fase. A vitória hoje é quase necessidade, mas se o Colo Colo (lider do grupo) vencer o Santa Fé, o empate hoje pode ser bom resultado, pois passa a frente do time colombiano, e vai depender só dele para se classificar na última rodada diante do Colo Colo em Belo Horizonte. A expectativa de gols fica por conta do argentino Lucas Pratto, que em pouco tempo no Brasil já vem encantando a torcida do Galo com seus gols e dedicação em campo.
Danúbio x São Paulo
Outro time brasileiro que joga fora de casa. Mesmo passando por uma crise no futebol, o São Paulo segue entre os dois primeiros no grupo da Morte. Com a vitória de San Lorenzo e Corinthians diante do Danúbio fora de casa, torna-se obrigação do São Paulo ganhar também, para não depender de uma vitória do Corinthians quinta, e uma vitória sua mesmo diante do próprio Corinthians na última rodada. A referencia são paulina no ataque fica por conta de Alexandre Pato, que tem a sua disposição uma série de recursos que podem fazer a diferença no jogo desta quarta.
Universidade do Chile x Internacional
Diante do fato de que uma vitória do The Strongest (3º colocado com 6 pontos) ser possível hoje na altitude diante do Emelec (Lider do grupo com 7 pontos), o Inter (2º colocado com os mesmos 7 pontos do Emelec) precisa da vitória fora de casa diante da LAU para continuar dependendo de si para se classificar. Um tropeço hoje pode significar vitória forçada diante do The Stongest em casa pela última rodada. Aí está a importância de se vencer o jogo hoje. Quem pode desequilibrar quinta a favor do Inter é o atacante Nilmar, que mesmo não sendo o de outros tempos, ainda tem muita qualidade e poder de movimentação e finalização para desequilibrar o jogo.
Corinthians x San Lorenzo
Único time brasileiro a jogar em seus domínios, o Corinthians folgado na liderança do grupo 2, vai atrás de ser o melhor da classificação geral. disputa esta bem acirrada com o Boca Júniors que já venceu na quinta rodada e está com 15 pontos, sendo que também já joga quinta contra o Palestino pela sexta rodada. Ou seja, quando o Corinthians entrar em campo o Boca já poderá estar com os 18 pontos possíveis da primeira fase, ou ter tropeçado, dando ainda mais motivação ao alvi-negro para ganhar as suas duas partidas restantes, já começando contra o San Lorenzo quinta, que também briga pela classificação à próxima fase contra o São Paulo. Ou seja, um possível futebol ofensivo do time do papa, pode ser favorável ao Corinthians para aproveitar os contra-ataques e matar o jogo. Essa é também a oportunidade de Vágner Love mostrar que pode decidir no Corinthians, visto que Guerrero, doente, não estará em condições de jogar por alguns jogos.
Agora vamos aguardar o que a rodada dessa semana irá reservar para os times brasileiros nessa competição continental.
Gostou da matéria? Então siga nosso blog, isso nos ajudará a continuar escrevendo diariamente para todos vocês