Estava acompanhando com grande expectativa a lista dos melhores jogadores da história da revista inglesa Four Four Two, que há dias atrás foi lançando aos poucos uma seleção com 100 nomes de jogadores renomados em ordem regressiva.
Entre alguma polêmicas, como por exemplo Pelé atrás de Maradona e Messi, algo me chamou atenção. Na verdade a ausência de um nome brasileiro entre os 100, que na minha concepção ficaria entre os 30 fácil. Quem é esse injustiçado? Antes de falarmos disso, vamos citar os outros brasileiros da lista para entendermos.
Ao todo 16 brasileiros foram escolhidos: Pelé (3º), Ronaldo (10º), Garrincha (11º), Zico (16º), Romário (21º), Ronaldinho (24º), Carlos Alberto Torres (25º), Sócrates (28º), Didi (44º), Rivellino (47º), Nilton Santos (49º), Jairzinho (51º), Cafu (75º), Roberto Carlos (90º), Djalma Santos (95º) e Neymar (97º), uma grande quantidade.
Você? sentiu a falta de algum brasileiro? acredito que não, pois esse jogador injustiçado voa baixo no radar, é tímido, na dele e nunca teve muito marketing, mas com a bola nos pés foi um grande craque, digno de ter o reconhecimento de ficar entre os 100 melhores da história e numa posição de mais destaque.
Esse jogador é Rivaldo, melhor jogador do mundo em 1999 e multi campeão. Jogou muita bola na Europa entre 1996 e 2002, estando sempre entre os melhores.
O que torna ele um dos melhores da história? Ele era um canhoto habilidoso, usava bem sua estatura para proteger com maestria a bola, inteligente no meio-campo com seus passes e lançamentos, se posicionava bem, goleador, gozava de recursos técnicos impressionantes, chutava bem de fora da área e capaz de lances plásticos impressionantes, como por exemplo, fazer gols de bicicleta com muita facilidade.
Jogou muito em copas do mundo, em 1998 e 2002, sendo que para grande parte da crítica esportiva e de muitos torcedores, foi o melhor jogador do penta, que acabou tendo seu brilho ofuscado pelos dois gols de Ronaldo na final da copa.
Voltando para a lista dos 100.... será que Neymar em sua curta carreira fez mais do que Rivaldo? Roberto Carlos e Cafú são grandes campeões, melhores em suas posições e têm seus méritos, mas jogaram mais que o camisa 10 do penta? Eu o vejo no mesmo nível de estrelismo de Ronaldo na regularidade e tem estilo de jogo similar ao de Zidane, sendo que era mais goleador.
Pensando dessa forma, acho que no mínimo entre os 30 tinha que estar.
E você, caro leitor, o que acha?