Nessa sessão de hoje, trago o comparativo das duas seleções que ganharam as duas primeiras copas do milênio, Brasil em 2002 e Itália em 2006. Seleções que tinham uma proposta muito parecidas, com povoação do meio-campo, defesa forte, laterais que apoiavam o tempo todo e com jogadores na frente com muita qualidade capazes de desequilibrar.
Segue abaixo os duelos:
 |
| Observação: Esquemas levemente modificados para que os duelos ficassem melhor formados. |
Goleiro: Buffon. Marcos agarrou muito nesta copa, mas não dá para comparar com Buffon que foi o líder da defesa menos vazada daquela copa.
Zagueiro pela direita: Cannavaro. Aí também não há comparação. Cannavaro foi o melhor jogador da Copa e do mundo naquele ano. Monstro!! Lúcio ainda não era nem metade do zagueiro que se tornaria.
Zagueiro pela esquerda: Materazzi. Roque Júnior tinha muita classe enquanto Materazzi era caneludo, mas fico com o italiano por segurar a bronca substituindo ninguém menos que Nesta, que saiu machucado ainda na primeira fase. Sem contar que ajudou muito a Itália ao provocar a expulsão de Zidane na final.
Lateral direito: Cafú. É com com coração partido que escolho Cafú. Zambrotta jogou demais naquela Copa, um dos principais jogadores no apoio defensivo e ofensivo, mas Cafú é simplesmente um dos maiores laterais e vencedores da história.
Lateral esquerdo: Roberto Carlos. Grosso se superou naquela copa e fez um gol decisivo na semifinal contra a Alemanha, mas Roberto Carlos é o melhor lateral esquerdo da história (na minha opinião).
Volante/Zagueiro: Edmilson. Gattuzo marcou e bateu demais, mas fico com Edmilson por ter sido peça chave no equilíbrio defensivo do time jogando como terceiro zagueiro.
Volante: Pirlo. Mil vezes Pirlo a Gilberto Silva. Melhor jogador da final.
Meia: Camoranesi. Ambos encaixaram como uma luva no meio campo de ambas as seleções, mas prefiro o italiano.
Meia: Ronaldinho. Foi decisivo no jogo mais complicado Brasil, nas quartas de final contra a Inglaterra. Destruiu o jogo mesmo sendo depois expulso. Jogou demais na copa.
Atacante: Rivaldo. Talvez a disputa mais equilibrada, entretanto para muitos da crítica esportiva (e na minha) Rivaldo foi o melhor jogador da Copa de 2002. (Se não fosse duelo por posição, colocaria Totti na seleção no lugar de Camoranesi).
Atacante: Ronaldo. Aí não dá nem para comparar. Ronaldo um dos melhores atacantes da história (senão o melhor), segundo maior artilheiro em copas, artilheiro da copa em 2002 com 8 gols e trucidou a Alemanha na final.
Assim fica a seleção:
 |
| Brasil 6 x 5 Itália |
A conclusão que chegamos é que a defesa da Itália se sobressaiu, enquanto a qualidade dos 3 erres do Brasil desequilibraram a disputa no ataque. Entretanto o elenco da Itália era melhor. Tinha no banco nomes como De Rossi, Gilardino, Del Piero, Iaquinta e Inzaghi, enquanto o banco do Brasil era mais limitado.
E aí, o que acha? deixe sua opinião e sugestões nos comentários.