O São Paulo acaba de perder mais uma no campeonato brasileiro para o Santos por 3 a 2, e pra piorar amarga a vice lanterna do campeonato. Quem diria, o tão poderoso São Paulo numa situação dessas. Essa é a pior campanha do São Paulo desde que o time largou os tempos áureos em 2008. De la pra cá o tricolor só vem decaindo. Certo que ganhou uma sulamericana, mas quem ligava pra essa competição?! E ainda ganhou por w.o.
O que fez o São Paulo decair tanto e enxergar uma chance bem real de rebaixamento esse ano?
O principal motivo é a crise política vivida pelo clube nos últimos anos, que inclui até renúncia se presidente. Pra piorar são sempre os mesmos no poder, uma verdadeira ditadura. Se ao menos fossem competentes, a fragilidade do estatuto do São Paulo poderia ser mascarada, mas nenhum que entrou teve competência para presidir o Tricolor. Muitas escolhas questionáveis dos presidenciáveis. O São Paulo precisa de novos ares para sair da mesmice que vive desde os tempos de Juvenal Juvêncio.
A crise política reflete no departamento de futebol. Frequentes trocas de treinadores é o principal erro que rebate em campo. A média de tempo de troca de treinadores é de 6 meses desde a saída do último vitorioso, Murici Ramalho.
O último erro da diretoria foi demitir Rogério Ceni, do jeito que fizeram. Simplesmente o usaram de forma equivocada. Já tinham cometido o erro de contratá-lo, a pior decisão possível era demití-lo a essa altura.
Contrataram Dorival Júnior, que até hoje só fez sucesso no Santos. Não se deu bem em qualquer outro time do Brasil. Creio eu que não resolverá os problemas do tricolor em campo, ainda mais com um elenco tão limitado, mesmo tendo algumas peças com qualidade.
Pra piorar o time sofre um desmanche. O próximo que pode sair é Rodrigo Caio que seria um péssimo desfalque ao time medíocre do São Paulo.
Em campo os jogadores jogam sob pressão e não rendem esperado. Além de muitos terem uma qualidade técnica discutível.
Temos experiências desde a última década de times com péssimas administrações que caíram, casos de Corinthians, Grêmio, Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro, Palmeiras e Internacional. Levando em consideração esse histórico, o São Paulo está até demorando pra cair, se sustentando apenas em sua grandeza na elite do futebol. Entretanto o São Paulo não está aprendendo com as inúmeras chances que teve para se reestruturar dentro da elite do futebol. Este ano o clube tá fazendo força pra cair.
Pois é, nesse ano ta ficando difícil. Só não cai se comissão técnica e jogadores se unirem num propósito semelhante e se fecharem para se preservar e jogar com uma raça que o time hoje não demonstra, por que se for depender da diretoria e da presidência o time já caiu.