Após empate do Corinthians em casa, sábado a noite, e a vitória do Grêmio neste domingo, podemos dizer que o Grêmio está mais vivo do que nunca na disputa do título. A distância que era de 10, agora é de 8, apenas um dígito.
Renato declarou que o Timão vai despencar, pode acontecer? Pode, mas acho muito difícil, por que o DNA do time torna o Corinthians quase imbatível, é tanto que está invicto no campeonato, com apenas 3 empates. Mas logicamente o Corinthians vai oscilar e o Grêmio precisa aproveitar as poucas oscilações do alvinegro para encurtar a distância de pontos, para que lá na frente, a longo prazo, a disputa do título fique aberta.
Vários fatores tornam o Grêmio candidato ao título. A regularidade e a intensidade de jogo impressionam. O tricolor é, ao lado do Corinthians, o único time equilibrado do Brasil. Sistema defensivo muito forte, meio campo encorpado e na frente jogadores que decidem, tais como Luan e Barrios. Ainda tem um bom elenco, prova disso é Éverton, que quando entra, sempre joga bem e guarda o seu.
Além disso tem um grande técnico, que conhece bem os seus jogadores e tem o respeito de todos. Os jogadores jogam pelo seu técnico. Sem contar que Renato sabe motivar seu time. Quando ele diz que o Corinthians vai despencar e que o segundo turno será diferente, mais do que colocar pressão no Corinthians, motiva seus jogadores, que passam a acreditar e a ter confiança de que podem chegar.
Não vejo Flamengo, Santos e Palmeiras na disputa do título, times muito inconsistentes, mas vejo o Grêmio com condições. O que pode atrapalhar o Grêmio é estar disputando o título em 3 campeonatos, em todos com grandes chances de ganhar, mas nessa pode ficar sem nenhum, devido principalmente ao cansaço na reta final do ano que será inevitável.
Para o bem do campeonato, o Grêmio está mais vivo do que nunca.