Se há duas posições em que há fartura para a Seleção Brasileira, são a lateral direita e lateral esquerda. Por que podemos dizer isso? Simples. Em qual seleção do mundo Alex Sandro não seria titular? No Brasil é a terceira opção. Em qual seleção do mundo Rafinha não seria ao menos reserva? Mais uma vez, terceira opção. A fartura não para por aí. Hoje vamos destrinchar a lateral direita.
Primeiro, vamos para o óbvio, o titular absoluto da seleção, melhor lateral direito do mundo e maior ganhador de títulos da atualidade: Daniel Alves. Marcou época na seleção e no Barcelona. Na temporada passada foi um dos principais jogadores que conduziram a Juventus à final da Liga dos Campeões. Agora tenta manter o mesmo nível no PSG, onde foi anunciado e jogará nessa temporada europeia. Entre suas virtudes está a inteligência e bom passe. A sua experiência é de grande valia para os mais jovens. Tem uma ótima leitura de jogo. Apesar da idade, deverá chegar voando na Copa.
Nós temos em seguida, o atual reserva de Dani na seleção: Fágner. Ótimo lateral, vive uma regularidade incrível nas últimas temporadas pelo Corinthians. Ótimo em triangulações e cruzamentos para a área. Faz uma boa cobertura defensiva, entretanto é um jogador um pouco violento e esquentado. De vez em quando faz umas besteiras. Não seria minha primeira opção para a reserva da seleção.
Reserva no Bayern nas últimas temporadas, tem tudo para jogar mais vezes nessa temporada com a aposentadoria de Lahm. Entretanto terá a concorrência do jovem Kimmich. A seu favor para disputar uma vaga na seleção está a sua experiência, cobertura defensiva impecável e pega muito bem na bola, tanto para cruzamentos, como para arremates ao gol. Mesmo sendo muito bom, acredito que seu momento na seleção passou. Pena que técnicos anteriores não deram muitas chances a ele com a camisa verde-amarela.
Agora um emergente. Mariano fez uma excelente temporada europeia como titular indiscutível do Sevilla. Muito bom nos cruzamentos e na recomposição defensiva. Lateral muito veloz e de explosão e tem razóavel capacidade técnica. Mas quando troca o Sevilla para jogar no Galatasaray, me faz ter uma pulga atrás da orelha se deve mesmo ter chances na seleção.
Temos agora o atual camisa 23 do Real Madrid. Danilo vem sendo reserva no Real, é verdade, mas muito se deve a sua falta de confiança por ter se queimado no Real com algumas falhas no início. Entretanto é um lateral extremante técnico, tem muita habilidade. Tem ótimo passe e chuta bem a gol. Batedor de pênaltis e pode jogar também de volante. Precisa recuperar a confiança e se firmar num clube em que tenha mais chances. Isso deverá se concretizar nessa janela européia, onde deverá se transferir para Chelsea ou Juventus. Em situações normais seria o reserva em melhores condições de chegar perto do nível de Daniel Alves.
Com todas essas explanações, minha opção para a lateral direita seria Daniel Alves, titular, e Danilo, reserva imediato. Enquanto não recupera o bom futebol, qualquer um dos outros 3 está bom.
E aí, qual sua opinião? Escreva nos comentários.