Trago para vocês hoje uma análise técnica de dois dos principais zagueiros do Brasil: Miranda e Thiago Silva. Bem que os dois tem condições de jogar juntos na seleção, mas acho difícil tirar a vaga de titular de Marquinhos por ser um grande zagueiro e por ter o diferencial de ser jovem e contrabalancear com um zagueiro experiente a dupla de zaga. Sendo também que ele joga pelo lado esquerdo, sendo que Miranda e Thiago Silva se dão melhor pelo lado direito da zaga.
 |
| Miranda exercendo sua liderança em campo |
Tite opta atualmente por Miranda, que é também por méritos um dos recorrentes receptores da tão pesada faixa de capitão da seleção brasileira. Ele é pela coerência de Tite merecedor de ser titular, afinal ele vem jogando muito bem pela seleção e não compromete. Todas as partidas sob a batuta de Tite o zagueiro se saiu muito bem. É um dos grandes zagueiros do futebol mundial. O que pesa contra Miranda, e que Tite deve levar em consideração, é que ele não joga num clube que disputa grandes coisas. Há tempos a Internazionale não disputa a Liga dos Campeões e têm feito campanhas pífias na Liga Italiana. Logo ele não goza de grande respeito por parte dos grandes atacantes.
Thiago Silva passou por um momento muito difícil após a Copa do Mundo de 2014, até mesmo por que um capitão da seleção não pode se descontrolar e chorar numa oitavas de final de uma Copa do Mundo. Entretanto a situação dele foi atípica. Temos que lembrar que havia uma pressão enorme por parte de todos para o Brasil ganhar a copa em casa para afastar a decepção da Copa de 1950 e para manter o ego e a hegemonia da seleção como soberano em copas. Thiago Silva era o capitão da seleção, mas convenhamos, temos que lembrar que era a primeira copa dele como titular (em 2010 era reserva). Fora essas circunstâncias que custaram uma sequência do zagueiro na seleção, ele era um grande capitão e líder do grupo que o respeitava muito. Os jogadores tinham tanto respeito por ele, que se sentiam na obrigação de só fazer uma refeição quando ele comparecesse. Fora o lado capitania, Thiago Silva é um dos melhores, ou melhor zagueiro tecnicamente do mundo, reconhecidamente. Com todas essa credenciais por que ele ainda é um mero reserva? Devido a coerência de Tite. Ele considera injusto tirar Miranda que não dá motivos para sair do time titular.
 |
| Thiago é um dos poucos zagueiros que pode anular craques |
Entretanto, tenho uma posição um tanto quanto firme: Miranda é um ótimo zagueiro, mas não é beque de conseguir anular tecnicamente craques. Você consegue ver Miranda tendo chances de anular no 1 contra 1 Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar? Agora imagine a mesma situação, mas com Thiago Silva: Agora consegue ver ele tendo chances de anular tais craques? Eu vejo. Muitas vezes vi ele anular grandes jogadores ofensivos, simplesmente por que ele um dos poucos craques da posição.
O sistema defensivo do Brasil é muito bom e compacto, por isso dificilmente Miranda irá falhar. Mas e se na Copa do Mundo houver uma pane defensiva, ou a seleção precisar fazer um gol para empatar ou se classificar e isso comprometer o sistema defensivo do time?! Quem terá melhores condições de marcar grandes atacantes habilidosos jogando com espaço e no contra- ataque? Miranda ou Thiago Silva? Pra mim ta claro! A coerência de Tite pode fazer o Brasil PERDER a Copa do Mundo numa circunstância em que o placar esteja adverso.
O que fazer então? Não sei e acho que nem Tite sabe. Afinal dificilmente Miranda irá falhar a ponto de perder a posição. Por isso o dilema de Tite: "Corro um risco maior de perder a copa por não colocar Thiago Silva no time, ou corro um risco pequeno de perder o grupo de jogadores por fazer uma única exceção na minha coerência?" Eis a questão!!