O Chelsea vem exercendo de modo soberano a hegemonia no Campeonato Inglês 2014/2015. Os Blues estão há 13 pontos dos vice-líderes City e Arsenal (sendo que o segundo tem um jogo a menos) e precisa de apenas uma vitória nesse fim de semana para garantir matematicamente, o título que moralmente já o pertence.
Confira aqui agora algumas variações táticas possíveis no Chelsea:

Nessa primeira imagem tática, observamos o esquema tradicional de José Mourinho. O ponto chave deste esquema está no meio-campo, com cada peça exercendo uma função importante. Matic é o homem que guarda o meio de campo, com muita responsabilidade defensiva para dar sustentação ao sistema defensivo. Fábregas joga como um segundo volante avançado, com liberdade para armar jogadas e chegar a frente, mas tem um papel fundamental na recomposição defensiva do time. O meia espanhol é o 'ponto de equilíbrio' do Chelsea. Willian pelo lado direito tem um papel importante na recomposição do lado direito, muitas vezes se tornando um segundo lateral. Com a posse de bola o meia brasileiro se torna um ponta-direita, hora indo a linha de fundo, hora entrando em diagonal. Oscar é o cara centralizado no meio de campo para ajudar na armação de jogadas e encostar no centro-avante. Em alguns momentos ele troca de posição com Fábregas e toma uma posição mais defensiva para liberar o camisa 4. Hazard é o homem do desequilíbrio. Não é a toa que ele é o melhor jogador do campeonato inglês. Todo o esquema do Chelsea é feito para que ele brilhe e desequilibre com sua jogadas de habilidade e velocidade, sempre do lado esquerdo. Com toda essa estrutura no meio campo, Diego Costa pode fazer o que sabe de melhor, gols.
obs: A opção por Filipe Luís na lateral esquerda, é uma opção minha por achá-lo em melhores condições técnicas do que Azpilicueta.
Nessa segunda opção tática, temos um esquema sem um centro avante fixo com a saída de Diego Costa e a entrada de Ramires no meio. Com a entrada do camisa 7, Fábregas recebe ainda mais liberdade no meio campo, para hora armar jogadas, hora entrar como 'falso 9', revezando com Oscar nessa posição, que a desempenharia durante mais tempo durante os jogos. As funções táticas e técnicas de Willian e Hazard permanecem as mesmas.
Não podemos deixar de citar que os jogadores ofensivos do Chelsea só conseguem brilhar devido ao comprometimento tático da defesa, principalmente dos laterais que avançam pouco e recompõem rápido.
Esse é o Chelsea, com jogadores, treinador e esquemas dignos de um campeão.
Gostou da matéria? Então siga nosso blog e curta nossa página no Facebook isso nos ajudará a continuar escrevendo diariamente para todos vocês!