Se te perguntarem qual a seleção mais fraca da Copa América, provavelmente você irá responder a Bolívia. Mas quer saber? Você tem razão. A Seleção boliviana é a mais fraca tecnicamente da Copa América. Diferente de todas as outras seleções do continente, o selecionado não dispõe de nenhum jogador de renome mundial. O mais conhecido pelos brasileiros é justamente um brasileiro naturalizado boliviano: Marcelo Moreno. O atacante com passagens no Brasil pelo Vitória, Cruzeiro (2 vezes) e Grêmio é o principal jogador boliviano e é efetivamente o jogador que pode render alguns gols para a Bolívia na Copa América. Entretanto, Marcelo Moreno é aquele tipo de atacante que precisa de ótimo armador para fazer seus gols, usando a seu favor o seu ótimo posicionamento e oportunismo. Para quem estava acostumado na temporada passada com Éverton Ribeiro armando as jogadas, Moreno vai ter que se contentar com o camisa 10 boliviano Pablo Escobar, meia com passagens no futebol brasileiro, por Ipatinga e Ponte Preta. O meia da seleção boliviana, até que exibe uma técnica diferente. É um bom jogador com bom passe, mas muito pouco para surpreender na Copa América.
O parceiro de ataque de Marcelo Moreno é Arce, jogador que também teve passagem pelo futebol brasileiro no Corinthians. Não conseguiu convencer no Timão, mas surpreendeu com sua raça em campo. Hoje jogando na Bolívia, é o principal jogador do Bolivar, e quem sabe não consegue causar algo diferente com sua velocidade e certa habilidade em campo?
Ah, não vamos esquecer do Schweinsteigger Inca, o Meia Chumacero, que também passou pelo futebol brasileiro no Sport. Tem um bom chute de fora de área e marca bem, mas nada além disso. O jogador folclórico é mais conhecido mesmo por parecer com o meia alemão. E aí, será que parece mesmo? Se parecer é só na aparência por que no futebol ta looooonge disso.
Agora abaixo você confere a disposição tática da seleção boliviana que joga num losango variando o posicionamento de Chumacero e Vaca, com Escobar mais a frente e Arce encostando em Marcelo Moreno.
Qual o objetivo da seleção boliviana na Copa América? Conquistar 1 ponto e marcar gols. Uma missão difícil para uma seleção limitada tecnicamente.