Tinha tudo para ser uma classificação tranquila, mas o Santos colocou ares de tensão no jogo, muito pela fragilidade defensiva crônica do Flamengo. Não é de agora que o Flamengo reforça bem seu setor ofensivo, mas peca na aposta em defensores de qualidade, incontestáveis, absolutos. Ou são jovens demais e irregulares, ou são já com idades mais avançadas, casos de Juan e Réver.
Essa fragilidade torna o Flamengo menos competitivo que Grêmio, Corinthians e, talvez, Palmeiras.
Muitos acham que Diego Alves vai resolver o sistema defensivo do Mengão, mas ele sozinho não vai resolver nada, afinal a boa defesa não é aquela em que o goleiro trabalha e resolve, e sim aquela em que o sistema defensivo não deixa o goleiro trabalhar. Claro que quando chegar o goleiro tem que resolver, algo que nem Muralha nem Thiago estão fazendo.
Mas nem tudo é falta de qualidade. Falta alguém que comande o sistema defensivo e defina um padrão de jogo que favoreça a recomposição e marcação eficiente e isso já começa com a marcação do atacante mais avançado, até mesmo por que o sistema defensivo começa pelo camisa 9. Fácil é? não. Precisa-se haver treinamentos defensivos específicos e repetição do padrão tático levando-se em consideração as variáveis em que um time precisa para acertar a marcação. Corinthians e Grêmio são exemplos de time que conseguem variar do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1 e para o 4-4-2 dependendo do modo de jogar do adversário e tudo isso com naturalidade.
O Santos também peca por esses mesmos motivos. Mesmo havendo esse DNA ofensivo, um time só consegue ser equilibrado se for eficiente ofensivamente e firme defensivamente.
O que esperar desse Flamengo até o final do ano? Podemos esperar grandes jogos, com muitos gols. Em muitos deles esse time irá encantar, mas em outros, contra times mais organizados e equilibrados, vai sofrer. A questão é: Isso será suficiente para ser campeão? Quem sabe. Na Copa do Brasil e Sulamericana é menos complicado pois o time poder fazer o planejamento em cima de dois jogos de cada vez (ida e volta), mas num campeonato longo e por pontos corridos o título é bastante improvável.