Antes de iniciar a temporada, alguns questionavam a qualidade no elenco corintiano. Uma das posiações que mais preocupava era a lateral esquerda, que perdeu o bom Uendel para o Internacional. Para repor sua saída, dois garotos disputariam a titularidade, o recém-chegado Moisés, que havia feito a excelente temporada no Bahia, e o promissor Arana que já era da casa mas muitos achavam que não estava pronto pra ser titular. Eu achava que quem deveria ser titular era Moisés, que parecia mais pronto e começou a disputa na frente devido a participação de Arana na seleção de base. Não demorou para que o camisa 13 assumisse a posição quando voltou da seleção. A cada rodada ele foi se firmando e hoje é, na minha opinião, o melhor jogador do líder Corinthians e do campeonato. Mas o que ele faz para que tenha esse reconhecimento? Vejamos:
Marcação: A principal missão de um lateral é a marcação e ele faz isso muito bem na primeira linha de quatro. Dificilmente perde uma no mano a Mano com o Ponta direita adversário. O bote é sempre certeiro. Ainda há uma certa afobação pela idade, como por exemplo o pênalti infantil em Sheik pela rodada 12. Mas no geral não compromete.
Cobertura: Faz a cobertura defensiva bem feita. Não toma bola nas costas e quando Romero dá o primeiro combate a cobertura dele é perfeita. Exerce muito bem a sincronia na primeira linha de quatro sobretudo a linha de impedimento
Habilidade técnica: O "Rei das canetas" sempre apronta das suas, inclusive chapéus. Suas canetas são quase sempre objetivas e dificilmente erra quando tenta. Sempre pra frente. Ele só consegue por que é muito habilidoso tecnicamente e seguro daquilo que vai tentar. Esse é o diferencial dele.
Velocidade: Característica obrigatória num lateral e isso ele tem de sobra. Pudemos ver dessa qualidade no dérbi contra o Palmeiras:
Note na primeira imagem que Romero dá um toque aparentemente "para o nada". No jogo cheguei a a achar que ele errou a passe.
Na segunda imagem, veja que Arana aparece em velocidade do nada no espaço vazio onde foi o toque consciente de Romero.
Velocidade é tanta que o defensor chega atrasado e faz o pênalti que resultou no primeiro gol do jogo.
Apoio ofensivo: Qualidade para chegar sempre bem à frente. É o líder de assistências do time corintiano, seus cruzamentos sempre são precisos. O lado esquerdo do Corinthians muito forte com triangulações entre Arana, Romero e ora Maycon, ora Rodriguinho. O Entrosamento com Romero está perfeito. Sempre sabem onde um ou outro vão estar. Podemos ver isso tanto nos lances acima, como no segundo gol contra o Palmeiras.
Veja que Romero dá o lançamento no ponto futuro onde ele sabe que Arana estará, mesmo que aparentemente o camisa 13 ainda esteja muito atrás.
Mais uma vez Arana abusa de sua velocidade e chega a frente nas costas de Mina, que não acompanha, após belo lançamento consciente de Romero. Na sequência da corrida, Arana faz o gol que garantiu a vitória do Timão.
Diante de tudo isso, é a regularidade que impressiona. Todo jogo vai bem e em muitos decide. Principal arma ofensiva do lado esquerdo corintiano. Por ser o jogador mais importante do líder absoluto Corinthians, o torna o melhor jogador do campeonato.
Concorda? Deixe sua opinião nos comentários.