É nítido que o São Paulo tenta de todas as formas não cair no Campeonato Brasileiro. Já podemos notar na última rodada contra o Grêmio uma leve evolução técnica e principalmente de disposição e raça dos jogadores. O que continua falho é a tática de jogo que ainda não tá totalmente definido. Isso só poderá se ajustar com treinos e jogos. Dorival tem essa semana inteira para mostrar uma evolução tática no time para o jogo do próximo fim de semana.
O elenco do São Paulo não é ruim. Se formos olhar é melhor que o elenco de times que estão a frente como Botafogo e Fluminense, por isso vejo boas chances do Tricolor sair das últimas posições e, quem sabe, almejar coisas maiores no segundo turno. Mas a missão, por enquanto, é fugir da degola, jogo a jogo.
A meu ver a contratação de Hernanes eleva o patamar do São Paulo, jogador que pode jogar em qualquer função do meio e tem muita qualidade nos passes, lançamentos e finalizações, tudo isso com ambas as pernas.
Com todo o elenco a disposição e se alguns jogadores renomados deixarem a "tiriça" (leia-se Cícero, Wellington Nem e Maicosuel), o time tem tudo para ser competitivo se Dorival escolher um esquema apropriado e der repetição.
Vejamos como o São Paulo pode jogar:
Nesse esquema, nós temos um 4-2-3-1 torto com Cícero mais a direita e Cueva avançado na esquerda. Hernanes ditaria o meio campo e chegaria a frente encostando em Pratto. Com um meio campo onde todos sabem jogar, poderia haver um revezamento e uma dinâmica entrosada entre os jogadores, onde Hernanes em determinados momentos poderia recuar e alternadamente um dos outros 3 volantes entrarem como elementos surpresas.
Agora temos o 4-1-4-1, Com Jucilei mais fixo e Hernanes e Cícero armando mais o jogo e fazendo a recomposição. na direita coloquei Maicosuel, mas pode ser W. Nem, Marcinho, ou o recém chegado Marcos Guilherme.
Temos agora o 4-4-2, com Hernanes na liberdade de um meia-atacante. Cueva e Maicosuel (Marcos Guilherme, Marcinho, Wellington Nem) fechando a linha de 4. Petros entraria no lugar de Cícero, pois marca mais e equilibraria melhor o meio.
Agora, menos provável, o 4-3-1-2, Com Petros, Jucilei e Cícero se revezando para ir a frente. Gilberto ficaria no comando de ataque com Pratto. Para dar certo, os laterais teriam que subir muito, por isso a necessidade de 3 volantes, mas felizmente todos sabem jogar.
Opções não faltam. Dorival precisa conhecer melhor seu elenco e escolher titulares, esquema e dar repetição, essa é a palavra chave.
Com todas essa opções o São Paulo tem tudo para escapar do rebaixamento e, quem sabe, alçar voos maiores.
E ai, torcedor? Qual seria seu esquema? Deixe sua opinião nos comentários.