No primeiro GreNal da final do Gauchão terminou 0 a 0. Esse jogo bem movimentado merecia um placar melhor do que a igualdade sem gols. Mas não seria justo com ambos os goleiros que pegaram tudo durante o jogo, principalmente Marcelo Grohe do Grêmio que fechou no gol, até num lance cara a cara de Eduardo Sasha, após a expulsão do zagueiro gremista Pedri Geromel.
Durante o jogo, o tricolor procurou dominar as rédeas do jogo. Algo que vinha conseguindo principalmente no início do segundo tempo, onde o Inter acuado não conseguia sair do campo defensivo devido a intensidade e troca de passes eficientes no meio campo principalmente com Douglas e Luan. Até que num contra ataque Valdivia gingou na frente de Geromel que precisou fazer a falta, senão o meia colorado iria parar na cara do gol. Resultado: expulsão de Geromel. A partir daí só deu Inter, que tentou a todo custo fazer o gol. Foi aí que entrou o paredão tricolor, Marcelo Grohe que segurou o resultado de 0 a 0 para o jogo de volta. Resultado até que bom para o Grêmio e não tão bom ao Inter devido às circunstâncias do jogo.
Para o jogo de volta o Inter precisa ganhar o jogo para ser campeão. Já o Grêmio precisa apenas empatar com gols para levantar a taça. Novo 0 a 0 leva decisão para os pênaltis.
Fica a menção aqui a iniciativa dos dois times para mais uma zona de torcida mista na Arena do Grêmio, provando que é preciso torcer pelo seu time sem ser selvagem ou desrespeitoso. Parabéns aos dois times do sul.