
Finalmente terminou-se a fase de grupos da Libertadores. Entre sustos, recaídas e tranquilidade, todos os 5 times brasileiros estão na próxima fase. Temos o maior número de equipes por país na Libertadores e o único que classificou todos os seus times às Oitavas de final. Para se ter uma ideia o país que teve mais times nessa edição da 'Liberta' foi a Argentina com 6 times, mas só se classificaram 4, já que Huracán e San Lorenzo foram eliminados (coincidência ou não) em grupos que continham times brasileiros. Se temos a maior quantidade, em contrapartida a Argentina tem o time que jogou o melhor futebol dessa primeira fase, O Boca Júniors, com incríveis 18 pontos em 18 possíveis, garantindo a melhor classificação geral. Aí você pensa "O Boca se deu bem nessa", será? a recompensa do time Xeneise é enfrentar seu maior rival, o perigosíssimo River Plate, que ainda não engrenou na Libertadores. Isso nos faz crer que o nível do futebol sul-americano aumentou, afinal o campeão da Copa Sul-americana, é o pior classificado de todas as 16 equipes classificadas. Reflexo este que se deve muito ao ótimo momento das seleções do continente.
Todas as equipes brasileiras são candidatas ao título, principalmente o Internacional e o Corinthians que apresentaram o melhor futebol brasileiro na primeira fase. O Sucesso das duas equipes vai depender muito dum acerto defensivo do Inter ainda melhor e com o brilhantismo de D'alessandro, Aranguiz, Nilmar, Alex, Lisandro e Vitinho, e do lado corintiano de recuperar o foco, confiança e motivação necessárias para empregar o seu estilo de futebol com intensa movimentação, intensidade e marcação sob pressão.
Todos os outros 3 times brasileiros teoricamente terão mais dificuldades de chegar à final pela campanha irregular na primeira fase. Se bem que a partir das Oitavas começa outro campeonato. Aí é que reside a esperança de São Paulo, Atlético e Cruzeiro. A vitória sobre o Corinthians na última rodada, deverá dar uma maior confiança ao time do São Paulo para buscar o título, talvez fosse um resultado como esse que o time precisasse para engrenar na temporada; deixaram o Galo operar outro milagre, agora os outros times tem que torcer muito, para a mística tradição recente do Atlético parar por aí. Mas não vai ser fácil. O time vem empolgado pela classificação heroica às oitavas de final e promete um confronto bastante equilibrado com o Inter; O Cruzeiro também segue na briga, mas vai precisar demonstrar uma vontade ainda maior para conseguir ir longe. A esperança celeste se concentra no trio De Arrascaeta, Marquinhos e Leandro Damião. Se esses três estiverem inspirados o Cruzeiro poderá ir longe.
Confrontos brasileiros:
A Libertadores reservou para as Oitavas de final dois confrontos brasileiros nas Oitavas de final pela primeira vez na História. Dois confrontos que prometem ser equilibrados.
São paulo x Cruzeiro
Que jogão será esse hein?! o atual campeão brasileiro contra o vice. Confronto equilibradíssimo. Não dá para cravar um favorito. A vantagem cruzeirense é poder disputar o segundo jogo em casa.
Atlético MG x Internacional
Outro confronto de gigantes. O Internacional convenceu mais na primeira fase, mas o Atlético vem empolgado pelas vitórias recentes. Mesmo o Internacional tendo a vantagem de decidir em casa, não há favoritos.
O único que não enfrentará um brasileiro é o Corinthians, que enfrentará o paraguaio Guarani. Mesmo tendo sido derrotado pelo São paulo e ter despencado na classificação geral, o time de Itaquera se deu bem no chaveamento. Não deverá ter dificuldades para ganhar do time paraguaio, e se passar enfrentará o Wanderers ou Racing, o que não seria um confronto tão dificil, quanto se pegasse um time tradicional da Libertadores.
Vejamos aqui agora a lista dos times da América do Sul que poderão causar maiores problemas aos brasileiros na disputa do título:
Boca Júniors- Melhor classificado e com o futebol mais bonito da primeira fase. Sem contar na tradição que o time argentino exerce na Libertadores.
Tigres- Time mexicano surpreendente. Muito forte jogando em casa.
Nacional de Medelin- Time organizado e com uma regularidade incrível
Independiente Santa Fé- Surpreende pela regularidade, concentração e qualidade de seus jogadores
River Plate- Se conseguir eliminar o Boca causará muitos problemas na Libertadores.
Confira o Chaveamento completo da próxima fase da Libertadores:
Agora com a análise completa dos times brasileiros à próxima fase, confira a minha seleção de jogadores brasileiros que se destacaram na primeira fase;
Goleiro- Álisson (Internacional)
Lateral direito- Mayke (Cruzeiro)
Zagueiro- Felipe ( Corinthians)
Zagueiro- Jemerson (Atlético Mineiro)
Lateral esquerdo- Uendel (Corinthians)
Volante- Rodrigo Dourado (Internacional)
Volante- Elias (Corinthians)
Meia- Michel Bastos (São Paulo)
Meia- De Arrascaeta (Cruzeiro)
Atacante- Nilmar (Internacional)
Atacante- Guerrero (Corinthians)
Concorda? Deixe sua opinião nos comentários. Críticas e sugestões serão bem-vindas.
Gostou da matéria? Então siga nosso blog e curta nossa página no Facebook isso nos ajudará a continuar escrevendo diariamente para todos vocês!